sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Quem é o culpado pelo suicídio da garota de Veranópolis?

(Texto escrito para ser trabalhado com as turmas do 1ª Ano do Ensino Médio do Colégio Arnaldo - Belo Horizonte)


Quem é o culpado pelo suicídio da garota de Veranópolis (a estudante Giana Laura Fabi, de 16 anos) que se matou no dia 20 de novembro de 2013 após o vazamento na internet de uma foto sua em que mostrava os seios?
A princípio, por se tratar de um suicídio e não de um assassinato, essa pergunta pode parecer estranha. Logo de cara, a principal responsável pela sua morte é a própria adolescente, pois esta se matou – ela não foi morta por ninguém.
Bem, mas ela se matou por um motivo: o vazamento de uma foto íntima sua na internet. Temos então um segundo culpado: a pessoa a quem ela confiou a imagem ou para quem ela se mostrou, ou seja, o seu namorado – o primeiro a compartilhar a foto.
Mas podemos pensar também que, provavelmente, esse namorado deve ter compartilhado a foto com seus amigos mais próximos, sem medir consequências, e não imaginava que a foto seria compartilhada em massa pelas redes (como o WhatsApp) – isso o livraria de tamanha culpa. Claro que, se a foto fosse compartilhada com um grupo restrito de pessoas, como entre os amigos do namorado de Giana, provavelmente ela ficaria extremamente chateada, mas chegaria a se matar por isso.
Precisamos, então, de mais para dividirem a culpa: as pessoas que divulgaram a foto para além deste grupo restrito: provavelmente algum amigo que enviou para algum outro grupo.
Daí, como tudo nas redes sociais, de compartilhamento em compartilhamento, tudo saiu do controle e, qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo poderia ter acesso àquela foto tirada, inocentemente, por uma adolescente em seu quarto e enviada para seu namorado.

Surgem daí também, julgamentos, xingamentos, agressividades, inconsequências – o conhecido cyberbulling, típico das redes sociais. Milhares de pessoas com o pensamento de que “se foi burra o bastante para confiar no namorado, ela merece”, de que “quem faz isso não presta”, “de que o mundo está mesmo perdido”, de que a culpa é de quem tira a foto, etc.
Ora, o que alguém faz ou deixa de fazer em sua intimidade, seus gostos, modo de vida, preferências, não dizem respeito a mais ninguém. Seja burrice ou não confiar em alguém e lhe enviar uma foto ou vídeo íntimo, isso não é motivo de uma pessoa ser “caçada”, julgada, ofendida por milhares de pessoas, exposta como se tivesse cometido um crime.
Outras pessoas, talvez, não a julguem, mas apenas queiram ver o conteúdo e compartilhar com amigos.
Mas a verdade é que, não interessa o motivo pelo qual alguém dê ibope para esse tipo de conteúdo “caiu na net”, são todos culpados pelo suicídio de Giane.
Os motivos para isso são vários. Vejamos alguns: 
a) sites e blogs com conteúdos assim ganham dinheiro por quantidade de cliques ou de acessos.
b) Cada compartilhamento de conteúdo por WhatsApp pode ser responsável por uma quantidade impossível de ser prevista por quem compartilha, como em um efeito cascata. A própria Giane, que compartilhou com uma pessoa que ela confiava, poderia prever o problema que se metia?
c) Giane não teria se matado se milhares de pessoas não tivessem compartilhado.   
Claro que a culpa de alguém que tenha clicado na foto ou enviado para um amigo não é tão grande quanto à de seu namorado, mas não pode ser ignorada: a responsabilidade é de todos.

Da mesma forma que Giane, houve o caso de Julia Rebeca, estudante piauiense de 17 anos, que, 4 dias antes, havia se matado por motivo semelhante (um vídeo vazado pela internet em que fazia sexo com um adolescente e uma outra jovem).
Alguns casos parecidos (a grande maioria, felizmente) não terminaram em morte, mas levaram à destruição da vida da pessoa, como aconteceu em outubro de 2013 com Fran, a garota de Goiânia que também teve um vídeo íntimo vazado na internet. Este caso tem as mesmas características dos anteriores, mas traz algo ainda mais interessante: muitas pessoas, percebendo a tragicidade do acontecimento criaram uma rede de solidariedade em apoio a Fran – o #ForçaFran.
Mas essa rede gerou um movimento contrário de muitas pessoas que, mesmo sem terem visto o vídeo, faziam brincadeiras com o caso em suas fotos pelas redes sociais, completamente insensíveis ao sofrimento que isso causaria acreditando, ou se tratar de meramente uma brincadeira inocente ou que a Fran, como no caso de todas as outras garotas que tiveram ou têm vídeos ou fotos divulgadas, mereceria isso, pois ela própria era culpada disso.
Mas não era. Da mesma forma que no suicídio de Giane e Júlia Rebeca, mais uma vez essas pessoas foram responsáveis por destruir a vida de uma pessoa que, como milhares de outras pessoas, acreditavam que estavam seguras fazendo fotos ou vídeos de sua vida íntima. 
Não são essas mesmas pessoas aquelas que estragam anos de algumas pessoas com um bulling excessivo, que pode gerar infelicidade, transtornos para o resto da vida, o suicídio e até mesmo servir como estopim em casos como os jovens atiradores norte-americanos que entram nas escolas para matar seus colegas? Aparentemente, em nome da diversão, da curiosidade (não podemos dizer “maldade”, porque possivelmente essas pessoas não acreditam que são más), do julgamento impensado, da inconsequência, pessoas não parecem se importar muito em acabar com a vida de outras pessoas.    











Nenhum comentário:

Postar um comentário